Acompanhar o paciente de perto ajuda na dieta

As pessoas que estão em risco de desenvolver ou já sofrem de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, precisam seguir uma dieta alimentar indicada pelo seu nutricionista ou médico. Mas manter a dieta nem sempre é fácil. A Cochrane revisou todos os estudos disponíveis sobre o que pode fazer com que as pessoas sigam mesmo as dietas recomendadas, e encontrou muitos estudos: 38, com mais de 9 mil participantes.

 O problema é que essas pesquisas eram tão desiguais, que ficou difícil tirar grandes conclusões! Os estudos avaliavam diferentes orientações dietéticas, jeitos de acompanhar os pacientes, maneiras de verificar se o paciente cumpriu o que foi prescrito e foram realizados com pessoas que sofriam de doenças bem diferentes também. Em conjunto, esses estudos mediam nada menos que 123 desfechos!

 Dessa "salada" sobrou o seguinte: o acompanhamento do paciente pelo telefone ou vídeo ajuda a melhorar o que os médicos chamam de "aderência", ou seja, seguir a dieta. Também foi positivo dar ao paciente uma devolutiva do tratamento. E, em alguns estudos, fazer um "contrato" com o paciente, estabelecendo deveres, também funcionou. Porém tudo isso aparentemente só funciona no curto prazo.

 O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo dessa revisão sistemática. Ela mostra que faltam estudos que avaliem intervenções mais demoradas, de melhor qualidade e com medidas mais padronizadas do que é seguir ou não uma dieta (aderência).

 Leia o resumo traduzido desta Revisão Sistemática Cochrane clicando aqui.