Apoio extra ajuda as mães a amamentarem por mais tempo

Amamentar no peito é muito importante para a saúde dos bebês e das mães. Mas nem sempre é fácil. Muitas coisas podem atrapalhar esta atividade como por exemplo cansaço, falta de segurança e problemas com horários de trabalho. A Cochrane, preocupada com este importante problema de saúde pública,produziu uma revisão que reuniu 67 estudos, do mundo todo, sobre formas de apoio para que as mães consigam prolongar ao máximo o período da amamentação, principalmente a amamentação exclusiva.
 
O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo dessa revisão, que mostra que todas as formas de apoio têm efeito positivo na duração da amamentação, sendo que o apoio presencial é ainda melhor do que por telefone. As formas de suporte que se pode dar à mulher que amamenta são, por exemplo, tranquilizá-la ou elogiá-la, fornecer informações e responder perguntas sobre as técnicas de amamentação e dar oportunidade para discussão.
 
Também se verificou que é melhor que esse apoio não seja somente oferecido quando a mulher pede ajuda: se ele for oferecido de maneira programada, ele terá maior efeito. E o que é melhor: esse apoio pode ser oferecido tanto por profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, como também por pessoas leigas treinadas para isso, que tenham experiência com amamentação.