Controlar a glicemia de forma rígida reduz complicações

O diabetes é uma doença que, quando descontrolada, pode trazer sérias complicações para a saúde: retinopatia (uma lesão no  olho que leva à cegueira), problemas  nos nervos e nos rins. Por isso, é importante manter sob controle o nível de açúcar no sangue (chamado de glicemia). Para os portadores de diabetes tipo 1, isso significa tomar insulina diariamente e medir a glicemia várias vezes por dia usando fitas s apropriadas para isso. E controlar a glicemia de forma rígida  de fato reduz bastante as complicações do diabetes, conforme mostrou uma revisão sistemática da Cochrane.

O trabalho comparou pessoas com diabetes do tipo 1 que faziam um controle convencional da glicemia com outras que tinham metas mais rígidas a cumprir, para ver se a maior fiscalização da glicemia seria realmente benéfica — ou se seria somente um trabalho a mais. O estudo envolveu mais de 2 mil pessoas em vários países e mostrou que quem controla melhor a glicemia tem muito menos nefropatia (doença no rim), retinopatia e neuropatia.

Por outro lado, essas pessoas, que protegeram melhor os seus rins, olhos e nervos, também ficaram mais sujeitas a  ter episódios de hipoglicemia (nível de açúcar muito baixo), o que também é ruim. Por isso, e como não existem diretrizes que valham para todo mundo, os autores do trabalho concluíram que a meta do nível glicêmico deve ser individualizada conforme a idade da pessoa com diabetes, o estágio da doença e a capacidade dela se  cuidar, mas que realmente vale a pena manter um controle mais rígido. Até porque a vantagem também atinge o bolso: ao reduzir as complicações do diabetes no futuro, também se reduzem os custos com tratamento.

Confira a tradução do resumo desse trabalho, que o Centro Cochrane do Brasil acaba de preparar para você, Aqui!