Copo em vez de mamadeira ajuda os prematuros

 
O leite materno é o melhor alimento para qualquer recém-nascido, melhor que qualquer outro tipo de leite. Só que, em uns poucos casos, a amamentação no peito da mãe não é possível, por exemplo, quando bebê nasce prematuro e precisa ficar internado em unidade de terapia intensiva. Só que nesses casos, também é possível tirar o leite do peito da mãe e dar para esse recém-nascido. Mas qual é a melhor maneira de dar esse leite materno? Usando mamadeiras? Seringa? Sonda? Colherzinha? Copo?
 
Uma revisão sistemática da Cochrane avaliou se dar o leite materno usando um copo seria melhor do que usando a mamadeira. Os médicos e enfermeiros têm avaliado essa possibilidade porque as mamadeiras costumam facilitar muito a mamada pelo bebê: mamar pela mamadeira é muito mais fácil do que num copo, colherzinha ou no peito da mãe. Então, os bebês que usam mamadeira não fazem tanto esforço e podem não desenvolver tão bem alguns músculos da boca e os envolvidos com ato de engolir, e aí podem ter problemas mais tarde. Essa é a teoria.
 
O que a revisão sistemática da Cochrane fez foi verificar se isso realmente acontece: se usar a mamadeira é pior do que usar um copo. A revisão, que foi recentemente atualizada, incluiu agora mais cinco estudos que não havia nas versões anteriores. Os estudos mostram que os bebês que foram amamentados usando copos têm mais chance de continuar a serem amamentados na alta hospitalar e alguns meses depois, isto é: os outros, que usaram mamadeira, tenderam a abandonar o leite do peito antes. Isso aconteceu principalmente com os prematuros. 
 
Os estudos precisam continuar, avaliando mais recém-nascidos que não sejam prematuros e verificando se as famílias estão conseguindo realmente oferecer o leite pelo copinho depois da alta hospitalar. Enquanto isso, as evidências mostram que usar o copo corretamente para dar o leite materno pode ser interessante para recém-nascidos prematuros.