Eliminar bactéria no estômago pode reduzir chance de ter câncer

Pessoas infectadas com uma bactéria chamada Helicobacter pylori têm maior chance de desenvolver câncer no estômago do que as pessoas que não têm a bactéria. O câncer de estômago é a terceira maior causa de morte em todo o mundo. Então, teoricamente, bastaria eliminar a bactéria para reduzir bastante a chance de ter câncer gástrico mas isso precisaria ser confirmado por pesquisas.
 
A Cochrane produziu uma revisão sistemática de estudos realizados para verificar se eliminar a bactéria, mesmo nas pessoas que não têm sintoma de gastrite, faria com que o número de pessoas com câncer gástrico diminuísse. O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo desse trabalho.
 
A revisão incluiu estudos que compararam o uso de antibióticos por uma semana com o uso de placebo (pílulas sem efeito) ou com a ausência de tratamento, na prevenção do câncer de estômago em pelo menos dois anos de acompanhamento. Os estudos mostraram que de fato a eliminação da H. pylori reduz o número de pessoas com câncer de estômago, mas isso somente foi observado em pessoas asiáticas saudáveis e sem sintomas. 
 
Agora, os pesquisadores do mundo todo têm o desafio de repetir esses estudos em outras populações (que têm outros tipos de alimentação, por exemplo) e em pacientes que já sofrem de gastrite, para ver se essa eliminação da bactéria protege todos. Vamos aguardar!