Fórum de Direito à Saúde promovido pelo Tribunal de Justiça de Florianópolis

O professor Álvaro Nagib Atallah, diretor do Centro Cochrane do Brasil (CCB), esteve em Florianópolis no dia 28 de novembro para palestrar no Fórum de Direito à Saúde promovido pelo Tribunal de Justiça de Florianópolis. O organizador do evento foi o juiz federal Clênio Jair Schulze, ex-coordenador do Comitê Executivo Nacional do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro do CNJ Arnaldo Hossepian Junior, atual Coordenador do Comitê, coordenou os trabalhos.
O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da Quarta Região e membro do Comitê de Saúde do CNJ João Pedro Gebran Neto e o professor Álvaro Nagib Atallah, que em maio coordenaram o Fórum Nacional de Diálogos de Direito, Medicina e Saúde e Sociedade, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, participaram do evento com grandes autoridades catarinenses. Atallah palestrou na abertura, falando sobre Direito e Saúde Baseada em Evidências e o papel do CCB na integração entre o direito à saúde, além do uso das revisões Cochrane e das boas evidências para as decisões em saúde, com base nos resultados do trabalho do CCB como subsídio para o Ministério da Saúde e para o Judiciário. Falou também sobre o grande sucesso do curso a distância, por vídeo-conferência, sobre Direito à Saúde Baseada em Evidências: “O curso já dura um ano e está no quinto ano consecutivo”, comemorou. “Já capacitamos cerca de 5 mil profissionais do Direito, a maioria juízes, promotores e procuradores”, explica.
Estiveram também presentes ao evento o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Antonio Torres Marques, além do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Zavascki, durante o evento, fez uma análise conjuntural do Direito à Saúde e do papel do CNJ, com o habitual bom senso e sensatez.