Quimioterapia antes da cirurgia para câncer retal reduz o risco de a doença voltar

Pacientes que sofrem de câncer do reto (a parte final do intestino grosso que fica logo acima do ânus) geralmente fazem radioterapia para diminuir o tamanho do tumor, antes de serem operados. Também pode ser feita quimioterapia junto com a radioterapia, por algumas semanas antes da cirurgia. No entanto, a quimioterapia pode aumentar os efeitos colaterais do tratamento e existiam dúvidas se valia a pena fazer essa combinação de rádio e quimioterapia antes da cirurgia.

Uma revisão sistemática da Cochrane, cujo resumo o Centro Cochrane do Brasil acaba de traduzir, investigou se é realmente vantagem adicionar a quimioterapia ao tratamento antes da cirurgia. Os pesquisadores conseguiram combinar os resultados de cinco estudos e confirmaram que, comparada à radioterapia sozinha, a adição da quimioterapia antes da operação aumenta os riscos de efeitos colaterais. 

A quimioterapia antes da cirurgia não ajudou a aumentar a sobrevida global dos pacientes, e nem ajudou a fazer com que as cirurgias fossem menores, ou seja, que o cirurgião conseguisse preservar o ânus na hora de retirar o câncer. Porém, a boa notícia é que a quimioterapia antes da cirurgia para pacientes com câncer de reto estádios II e III diminui o risco de a doença voltar (recidiva) nos cinco primeiros anos após o tratamento.

 Leia o resumo traduzido desta Revisão Sistemática Cochrane clicando aqui.