Somente fitoterápicos parecem ajudar (um pouco) com as cólicas

O bebê é saudável mas não para de chorar: são as cólicas, que assombram e tiram o sono dos pais, principalmente nos primeiros quatro meses de vida dos filhos. Como aliviar essa dor? 
A Cochrane revisou 18 estudos que testaram diferentes tratamentos para as cólicas dos bebês: medicamentos, remédios baseados em plantas e outras estratégias. As pesquisas comparavam o uso dessas alternativas com placebo, ou seja, um remédio sem efeito, sem que os pais soubessem qual era qual, ou comparavam um remédio com o outro.
O trabalho mostrou que açúcar (sacarose), simeticona diciclomina e cimetrópio parecem não funcionar para as cólicas dos bebês, e que alguns fitoterápicos (medicamentos baseados em plantas) podem reduzir o tempo de choro. A diciclomina pode provocar efeitos adversos. Os fitoterápicos testados eram derivados das plantas Matricaria recutita, Foeniculum vulgare, Melissa officinalis. Porém, a qualidade dos estudos era baixa. As famílias ainda precisam aguardar a realização de mais estudos que possam trazer resultados mais positivos.
 
A Cochrane Brasil traduziu o resumo dessa revisão sistemática para você!