Trombolíticos funcionam bem até três horas após o AVC (derrame) isquêmico

Alguns países liberaram o medicamento alteplase para ser usado nas primeiras 3 ou até 4,5 horas do início de um derrame (ou acidente vascular cerebral, AVC). Isso fez com que o número de pessoas que recebe este tratamento aumentasse. A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal. Como surgiram vários estudos recentes sobre esse tipo de medicamento, depois da liberação da alteplase, foi necessário atualizar uma revisão sistemática que a Cochrane havia publicado anos antes. O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo dessa revisão atualizada.

Todos os estudos incluídos na revisão compararam um grupo de pacientes com AVC isquêmico moderado a grave que recebeu a droga que dissolve o coágulo com outro grupo, que recebeu somente placebo (ou seja, uma substância inativa). Apesar de haver risco aumentado de hemorragia no cérebro com o tratamento, o que também eleva o risco de morte, as drogas trombolíticas conseguiram reduzir o risco de o paciente depender de outras pessoas a longo prazo para as atividades diárias e seu risco de morte mais tarde. Entre as pessoas que ultrapassaram a janela de tempo de três a seis meses em que o risco de hemorragia cerebral é maior, o benefício era mais claro. Aquelas que receberam os remédios trombolíticos até três horas após o AVC tinham maior probabilidade de se recuperarem bem do derrame e de não depender de ninguém.  

As pessoas de qualquer idade que acham que estão sofrendo um derrame devem chegar ao hospital rapidamente, ser avaliadas por um médico especializado em AVC, fazer uma tomografia e receber o tratamento que dissolve o coágulo o mais rápido possível, pois o tratamento é muito efetivo se iniciado dentro de três horas do AVC. Mais tarde do que isso, os efeitos são menos claros e ainda estão sendo testados em novos estudos. É necessário também realizar mais estudos em pessoas com AVC leve para  verificar se o benefício de se usar drogas que dissolvem os coágulos supera o risco de hemorragia.

Para ler o resumo traduzido desta Revisão Sistemática, clique aqui.