Vacina protege idosos contra o herpes zoster por três anos

Os idosos têm maior predisposição ao herpes zoster (mais conhecido como “cobreiro”), por causa de sua baixa imunidade. Uma revisão sistemática da Cochrane acaba de comprovar que a vacina contra o herpes zoster pode proteger essas pessoas, evitando que elas tenham cobreiro, por até três anos. O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo dessa revisão, que incluiu estudos com mais de 60 mil idosos.

O herpes zoster é uma inflamação mais complicada e dolorosa, provocada por um tipo de herpes-vírus, o mesmo vírus que causa a catapora nas crianças. Depois que uma pessoa tem catapora, o vírus tipo zoster pode permanecer dormente, sem causar nenhum problema, por muitos anos dentro das células nervosas da medula espinhal. Mas de repente, por exemplo quando a pessoa está com a imunidade baixa ou muito estressada, o vírus “acorda” e volta a ficar ativo. Ele começa a viajar e produzir bolhas na pele ao longo do trajeto do nervo, provocando muita dor.

A infecção por herpes zoster é diferente do herpes simples (ou simplex), que é mais conhecido e comum. Enquanto o herpes simples provoca pequenas bolhas geralmente nos lábios ou região genital, o herpes zoster é bem mais dolorido e pode atingir o tronco, as costas e outras áreas.

Consulte mais detalhes do trabalho clicando aqui!