Vermífugo melhora o peso de crianças infectadas com vermes intestinais

Uma criança infectada por muitos vermes pode ficar desnutrida, crescer menos e ter anemia. Vermes transmitidos pelo solo, incluindo as lombrigas, os ancilostomídeos (o bicho que causa o amarelão) e os tricuros, são comuns em áreas tropicais e subtropicais, e afetam particularmente crianças de baixa renda que vivem em lugares onde o saneamento básico (água encanada e esgoto) é precário. 

A Cochrane avaliou quais seriam os efeitos do tratamento dos vermes intestinais nas crianças que vivem em áreas onde esse tipo de infecção é comum, investigando se, além da eliminação dos vermes, as crianças teriam benefícios adicionais, como melhora do peso e da anemia. Os pesquisadores analisaram um conjunto de 44 estudos, com mais de 67 mil participantes, e ainda um estudo adicional com 1 milhão de crianças. 

O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo desse trabalho, que mostrou que tratar as crianças que já se sabe que estão infectadas por vermes pode realmente melhorar o ganho de peso delas. Porém, dar vermífugos para todas crianças em idade escolar que vivem em áreas endêmicas  (ou seja, sem examinar se estão ou não infectadas) não melhora o estado nutricional, a anemia, a cognição (capacidade de aprender) ou o desempenho escolar e nem reduz o risco de morrer.

Leia o resumo traduzido desta Revisão Sistemática Cochrane clicando aqui.