Vitiligo: melhor usar tratamentos combinados

 
O vitiligo é uma doença que provoca manchas brancas na pele das pessoas, e que não tem cura. Mas pesquisadores do mundo todo testam e comparam tratamentos para tentar controlar a doença e promover a eliminação dessas manchas, ou seja, repigmentação da pele. Os tratamentos podem ser medicamentos (como corticoides, por exemplo) e terapias de luz ultravioleta de vários tipos.
 
Os resultados de estudos com mais de 4 mil pessoas com vitligo foram reunidos numa revisão realizada pela Cochrane, que é uma instituição preocupada em oferecer as melhores informações para a tomada de decisões em saúde. O Centro Cochrane do Brasil acaba de publicar a tradução do resumo desse trabalho, que você pode conferir aqui. 
 
A revisão mostra que esquemas combinando medicamento e terapias de luz ultravioleta conseguem melhores resultados na repigmentação da pele do que usar somente um tipo de tratamento. Porém, como os estudos eram muito diferentes entre si, ainda não foi possível descobrir qual é, afinal, o melhor ou os melhores tratamentos. Quem sofre de vitiligo vai precisar tomar a decisão, junto com seu médico, levando em consideração a eficácia de cada alternativa e também os efeitos colaterais que vários desses tratamentos provocam.