Zinco não previne otite em crianças

O zinco é um mineral que nosso organismo utiliza nas defesas contra doenças (entre outras coisas). Suplementos de zinco podem ser indicados pelos médicos, por exemplo, para prevenir infecções como as de pulmão (que levam a pneumonia). Pesquisadores investigaram se dar suplementos de zinco pelo menos uma vez por semana, por um mês, para crianças, faria com que o número de casos de otite média diminuísse. Não diminuiu.
 
A otite média é uma inflamação do ouvido que afeta principalmente as crianças, que causa dor e que pode provocar, em alguns casos, perda da audição. É um problema que precisa ser bem tratado, o que pode ser difícil em comunidades de baixa renda, daí a preocupação em se encontrar uma forma de prevenção. Só que, exceto para alguns casos de crianças que já estavam desnutridas, o zinco adicional não ajudou a prevenir as otites médias. Vamos esperar que os pesquisadores continuem procurando alternativas!
 
O resultado, mesmo que negativo, aponta que nem sempre adianta investir na compra de suplementos nutricionais. Confira o resumo desta revisão sistemática, que a Cochrane Brasil traduziu para você!