Como ajudar fumantes a reduzirem os danos causados pelo tabagismo, fumando menos cigarros ou usando diferentes produtos de tabaco?

A melhor coisa a fazer para reduzir os danos causados pelo tabagismo é parar de fumar. Mas algumas pessoas não conseguem. Será que utilizar produtos derivados do tabaco, como chicletes de nicotina ou cigarros com baixo teor de alcatrão,poderia ajudar os fumantes que não querem ou não conseguem parar de fumar a reduzirem os danos causados pelo tabagismo?

Uma revisão sistemática da Cochrane encontrou 8 estudos envolvendo mais de 3000 fumantes que testaram formas de ajudar as pessoas a reduzirem o número de cigarros que fumavam. Alguns desses estudos avaliaram apenas conselhos para que as pessoas fumassem menos. Mas a maioria dos estudos também dava aos fumantes um produto para ajudá-los a diminuir o número de cigarros consumidos por dia, como terapia de reposição de nicotina (TRN). A revisão mostrou que usar TRN praticamente dobrou a probabilidade de reduzir pela metade o número de cigarros fumados por dia, em comparação com o uso de um placebo (um produto que não contem nada). Usar TRN também quase duplicou a probabilidade de parar de fumar completamente. Veja mais detalhes na tradução do resumo dessa revisão Cochrane em: https://www.cochrane.org/pt/CD005231/e-possivel-ajudar-fumantes-reduzirem-os-danos-causados-pelo-tabagismo-fumando-menos-cigarros-ou