A prática de exercícios para a promoção de saúde



Em agosto de 2016, o Brasil sediará os Jogos da XXXI Olimpíadas. Rio 2016 terá mais de 50 diferentes modalidades que serão realizadas entre montanhas, lagoas e praias no Rio de Janeiro. Neste momento vale a pena refletir sobre a importância da prática de esportes e exercícios para a manutenção da saúde.
Vários estudos clínicos relacionam prática de exercícios como uma vida ativa e saudável. Atividade física pode prevenir algumas doenças, como cardiovasculares, diabetes, obesidade; além de ser utilizada para reabilitação de pacientes internados e após alta hospitalar. Observa-se que prática de esportes e exercícios pode melhorar a inclusão social de pacientes com Alzheimer, bem como evitar o desenvolvimento de complicações mais graves de certas doenças. 
A produção de estudos relacionada a exercícios físicos, com o maior nível de evidencias, pode ser encontrada na Biblioteca Cochrane, a maior base de dados de Revisões Sistemáticas e Ensaios Clínicos. Atualmente possui cerca de 14.500 títulos relacionados ao exercício na promoção da saúde, destes cerca de 13.000 são ensaios clínicos e em torno de 1.000 são revisões sistemáticas.

“Dieta ou exercício, ou ambos, para prevenir o ganho excessivo de peso na gestação”

Esta revisão verificou em mais de 11.000 mulheres que a dieta, ou exercício ou ambos associados durante a gestação reduz o risco de ganho ponderal excessivo na gestação, bem como o risco de hipertensão materna. Outros benefícios podem incluir o menor risco de parto cesariano, macrossomia e morbidade respiratória neonatal, particularmente em mulheres de alto risco recebendo dieta combinada com exercícios.