Produtos contendo chá verde não ajudam a emagrecer!

O mercado está cheio de produtos que prometem ajudar a emagrecer sem esforço. Algumas vezes, a propaganda até cita um ou outro estudo "que provou" a eficácia do produto. Só que, quando reunimos todos as pesquisas numa revisão sistemática, podemos ver que não é bem assim: aquilo que parecia milagroso muitas vezes não tem mais efeito do que não tratar. É o caso de chá verde.

Nos últimos anos, a moda de tomar chá verde com o intuito de emagrecer fez com que muita gente adotasse a prática. Além disso, também surgiram produtos como cápsulas e pós com quantidade maior do extrato de chá verde, com a alegação de que o chá e a cafeína "aumentam o metabolismo" e ajudam a queimar gorduras. Será que é assim mesmo?

A Cochrane reuniu todos os estudos realizados numa revisão sistemática sobre o efeito do chá verde no emagrecimento. Foram analisados os estudos com produtos que contêm concentração maior do extrato de chá verde, e não o chá em saquinhos que encontramos com facilidade para tomar quente.

A análise conjunta (metanálise) de seis estudos eram do Japão e mostraram uma redução média de somente 400 gramas no peso corpóreo (o que, para pessoas grandes, pode não significar nada!). As medidas das cinturas das pessoas dentro e fora do Japão variaram demais: muitas perderam algo como 0,2 cm em média, enquanto em outros, houve até ganho nas medidas, de mais de 3 cm. E os participantes precisaram usar o chá verde por 12 a 13 semanas para obter esses resultados.

A Cochrane concluiu que a perda de peso obsevada é tão pequena que pode ser insignificante do ponto de vista clínico, ou seja, para a saúde das pessoas. Além disso, houve efeitos adversos, sendo que em um caso foi necessária internação em hospital. 

A Cochrane Brasil traduziu o resumo desse trabalho. Para saber mais detalhes, clique aqui!