Programas baseados na família para prevenção de uso de álcool por jovens têm efeito duradouro

O uso de álcool por adolescentes é uma grande preocupação em todo o mundo. A prevenção desse problema envolve capacitar os jovens a resistir à pressão dos colegas, estabelecer regras claras, apoiar os pais na cobrança do cumprimento delas e treinar comportamentos adequados. Essas coisas fazem parte de programas de prevenção contra o uso de álcool por jovens de até 18 anos, que foram estudadas em pelo menos 12 pesquisas, que a Cochrane revisou. Os resultados da revisão mostraram que, em pelo menos 9 dessas pesquisas, os programas voltados para a família tiveram resultado, e duradouro. Os 3 estudos restantes não tiveram resultados significativos provavelmente porque avaliaram poucas pessoas. A Cochrane conclui que os efeitos de programas dirigidos às famílias podem ser pequenos, mas duram no médio e longo prazo, então incluir a família nesse suporte pode ser importante. 

Essa revisão sistemática foi publicada em 2011, e possivelmente será atualizada em breve. O Centro Afiliado Ceará do Cochrane Brasil traduziu o resumo da revisão para o português.

CD009308: https://www.cochrane.org/pt/CD009308/os-programas-familiares-para-prevenir-que-jovens-abusem-do-alcool-podem-funcionar