Revisão compara medicamentos para derrame cerebral isquêmico

Um derrame (acidente vascular cerebral, ou AVC) pode acontecer por dois motivos: ou por causa de um sangramento no cérebro (AVC hemorrágico) ou porque uma artéria é bloqueada por um coágulo (ou “trombo”), o que impede a alimentação de uma parte do cérebro pelo sangue (AVC isquêmico). Os médicos usam remédios que desmancham o coágulo de sangue para liberar o fluxo e ajudar os pacientes a terem uma boa recuperação. 

A Cochrane fez uma revisão de todos os estudos que analisaram medicamentos para o tipo isquêmico e agudo de AVC, ou seja, súbito. Nesses casos, os médicos tentam dar uma dose do medicamento suficiente para dissolver o coágulo, mas não podem aumentar muito a dose, porque isso faz aumentar o risco de hemorragia no cérebro.

A revisão mostrou que dar doses menores dos remédios (chamados de “trombolíticos”) faz com que diminua o risco de o paciente ter uma hemorragia. Porém, não ficou clara qual a dose suficiente dos vários medicamentos testados para reduzir o risco de hemorragia ao mesmo tempo em que se consegue desmanchar o coágulo que está bloqueando o vaso. Mais estudos precisam ser feitos com o objetivo de investigar esses detalhes. A revisão também mostrou que o medicamento chamado “rt-PA” é atualmente considerado como a melhor opção para o AVC agudo isquêmico.

 

Confira o resumo dessa revisão, que o Cochrane Brasil traduziu para você.

https://www.cochrane.org/pt/CD000514/remedios-diferentes-tipos-doses-e-vias-de-administracao-para-desmanchar-coagulos-que-bloqueiam-vasos