Pacientes idosos são usualmente tratados com tipos de quimioterapia mais fracos. Para investigar os efeitos desses tratamentos em pacientes mais velhos, foram observados sobrevida, qualidade de vida, diminuição do tumor e toxicidade.
As comparações de terapia non-platinum combinada e agente único non-platinum mostraram-se efetivas com relação a sobrevida, porém esta última mostrou maiores resultados quando analisada a diminuição do tumor. Porém, para os dois desfechos, a qualidade da evidência obtida foi baixa.
Para as comparações entre terapia non-platinum e terapia platinum combinada, a segunda mostrou maior sobrevida e maiores chances de diminuição do tamanho do tumor. Porém, a primeira mostrou-se menos tóxica para a população idosa. Para estas combinações, a evidência obtida foi de qualidade moderada.
Como os idosos são diferentes em virtude de seu processo de envelhecimento, dificilmente não apresentam outras doenças associadas ao câncer de pulmão, o que torna necessário o julgamento clínico para a escolha da melhor terapia para o paciente.
Revisões sistemáticas são um tipo de estudo que fornece evidências científicas da melhor qualidade possível para a tomada de decisões em saúde. Esse estudo foi realizado por Fábio Santos, Tiago Castria, Marcelo Cruz e professora Rachel Riera, do Centro Cochrane do Brasil, e acaba de ser publicado na Cochrane Library. Clique aqui para acessá-la!