Revisão Sistemática sobre câncer de pulmão é produzida por equipe brasileira

Pacientes idosos são usualmente tratados com tipos de quimioterapia mais fracos. Para investigar os efeitos desses tratamentos em pacientes mais velhos, foram observados sobrevida, qualidade de vida, diminuição do tumor e toxicidade.

As comparações de terapia non-platinum combinada e agente único non-platinum mostraram-se efetivas com relação a sobrevida, porém esta última mostrou maiores resultados quando analisada a diminuição do tumor. Porém, para os dois desfechos, a qualidade da evidência obtida foi baixa.

Para as comparações entre terapia non-platinum e terapia platinum combinada, a segunda mostrou maior sobrevida e maiores chances de diminuição do tamanho do tumor. Porém, a primeira mostrou-se menos tóxica para a população idosa. Para estas combinações, a evidência obtida foi de qualidade moderada.

Como os idosos são diferentes em virtude de seu processo de envelhecimento, dificilmente não apresentam outras doenças associadas ao câncer de pulmão, o que torna necessário o julgamento clínico para a escolha da melhor terapia para o paciente. 

Revisões sistemáticas são um tipo de estudo que fornece evidências científicas da melhor qualidade possível para a tomada de decisões em saúde. Esse estudo foi realizado por Fábio Santos, Tiago Castria, Marcelo Cruz e professora Rachel Riera, do Centro Cochrane do Brasil, e acaba de ser publicado na Cochrane Library. Clique aqui para acessá-la!