A vitamina A pode prevenir a cegueira em crianças que tiveram Sarampo?

A vitamina A é um nutriente essencial para o funcionamento normal dos olhos. A deficiência dessa vitamina pode levar a prejuízos para a visão.

O sarampo em crianças foi associado com deficiência de vitamina A e cegueira principalmente nos países pobres. A prevenção da cegueira em crianças é considerada um assunto de alta prioridade pela Organização Mundial da Saúde dentro do programa VISÃO 2020: O Direito à Visão.

Alguns estudos mostram o efeito benéfico da vitamina A na redução da carga de doença e no risco de morte em crianças com sarampo.

Uma Revisão Cochrane reuniu Ensaios Clínicos Randomizados publicados até dezembro de 2015, envolvendo um total de 260 crianças com sarampo: Foram comparados os resultados das que receberam vitamina A com as que as que não receberam.  A conclusão foi de que não há evidência suficiente para demonstrar os benefícios ou problemas relacionados ao uso da vitamina A para prevenir cegueira em crianças com sarampo. Mais estudos são necessários nessa área.

O número de crianças incluídas nos estudos (tamanho amostral) foi relativamente pequeno, o que pode afetar a acurácia dos resultados.

A revisão completa você encontra em https://www.cochrane.org/pt/CD007719/suplementacao-de-vitamina-para-prevenir-cegueira-causada-por-sarampo-em-criancas