Os idosos têm maior predisposição ao herpes zoster (mais conhecido como “cobreiro”), por causa de sua baixa imunidade. Uma revisão sistemática da Cochrane acaba de comprovar que a vacina contra o herpes zoster pode proteger essas pessoas, evitando que elas tenham cobreiro, por até três anos. O Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo dessa revisão, que incluiu estudos com mais de 60 mil idosos.
O herpes zoster é uma inflamação mais complicada e dolorosa, provocada por um tipo de herpes-vírus, o mesmo vírus que causa a catapora nas crianças. Depois que uma pessoa tem catapora, o vírus tipo zoster pode permanecer dormente, sem causar nenhum problema, por muitos anos dentro das células nervosas da medula espinhal. Mas de repente, por exemplo quando a pessoa está com a imunidade baixa ou muito estressada, o vírus “acorda” e volta a ficar ativo. Ele começa a viajar e produzir bolhas na pele ao longo do trajeto do nervo, provocando muita dor.
A infecção por herpes zoster é diferente do herpes simples (ou simplex), que é mais conhecido e comum. Enquanto o herpes simples provoca pequenas bolhas geralmente nos lábios ou região genital, o herpes zoster é bem mais dolorido e pode atingir o tronco, as costas e outras áreas.