Acupuntura previne vômitos depois da cirurgia

Cerca de 80% das pessoas sofrem com náuseas e vômitos após a anestesia e a cirurgia, e os medicamentos contra enjoos, chamados de "antieméticos" não são totalmente efetivos para a prevenção desses sintomas. Além disso, eles podem provocar efeitos colaterais, como dor de cabeça e sedação. A estimulação do ponto de acupuntura PC6, localizado no punho, é um método alternativo de controlar esse quadro.

Esse “acuponto” pode ser estimulado de várias maneiras: com agulha, estimulação elétrica ou a laser, emplastros e outros. A Cochrane produziu uma revisão sistemática de todos os estudos clínicos que compararam essas modalidades de acupuntura com seis antieméticos diferentes na prevenção de náuseas e vômitos para pessoas que iriam se submeter a cirurgias. Os autores incluíram 59 estudos, com mais de 7 mil participantes. A revisão foi atualizada recentemente, e o Centro Cochrane do Brasil traduziu o resumo para o português.

 A estimulação do acuponto PC6 comparada a uma "acupuntura falsa" reduziu significativamente a incidência de náusea, de vômitos e a necessidade de tratamento complementar com antieméticos. Além disso, ao comparar o PC6 com o uso de antieméticos, não houve diferenças: o acuponto foi igualmente eficaz contra os vômitos, mas trouxe menos efeitos colaterais. O PC6 também tendeu a evitar a necessidade de outros tratamentos além dos antieméticos.

 Leia o resumo traduzido desta Revisão Sistemática Cochrane clicando aqui.