Revisão Cochrane confirma recomendação da OMS para esquistossomose

O Centro Cochrane do Brasil acaba de traduzir e publicar o resumo de uma grande revisão sistemática sobre tratamento de esquistossomíase. O trabalho mostrou que uma dose única de praziquantel (40 mg/kg), como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é suficiente para tratar a infecção pelo Schistosoma mansoni, e que a oxamniquina (40 mg/Kg) também é eficaz.  Doses mais altas provavelmente não trazem maiores benefícios.Não se sabe ainda qual dos dois medicamentos é melhor.

O trabalho revisou 52 pesquisas com mais de 10 mil participantes, do Brasil, várias regiões da África e Arábia Saudita. Os estudos, na grande maioria (82%), foram realizados entre 1970 e 1999, e poucos traziam dados sobre efeitos adversos, o que ainda precisa ser investigado. 

A esquistossomose é provocada pelo parasita Schistosoma mansoni. A larva do verme vive em lagoas e lagos contaminados por fezes humanas e pode penetrar no corpo através da pele, quando a pessoa estiver nadando ou tomando banho. Dentro do corpo, a larva cresce e produz ovos que são eliminados pelas fezes humanas e os ovos causam a doença. Infecções crônicas (ou de longa duração) podem provocar  diarreia com sangue, dores na barriga (abdominais) e aumento do fígado e do baço, além de hipertensão na veia porta (do fígado) e morte.

 Leia o resumo traduzido desta Revisão Sistemática Cochrane clicando aqui.